Acessar brasil.gov.br
 
 

Tabelas Nacionais


As tabelas que compõem os Sistemas de Informações em Saúde (SIS) são representadas por padrões de conteúdo e vocabulários prioritariamente utilizados, elaborados ou reconhecidos por instituições/ entidades que possuem o domínio do assunto.

O DATASUS vem empreendendo esforços para utilizar os mesmos padrões em todos os SIS, de forma a implementar a quarta diretriz da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS), tal como está reproduzida no texto abaixo.

“Estabelecer, por um processo aberto e participativo, padrões de representação da informação em saúde, abrangendo vocabulários, conteúdos e formatos de mensagens, de maneira a permitir o intercâmbio de dados entre as instituições, a interoperabilidade entre os sistemas e a correta interpretação das informações”.

As referências sobre tabelas dos SIS podem ser visualizadas através da relação de Tabelas existente no Banco de Dados Geral, onde estão listados os títulos e breves comentários.

Para conhecer os conteúdos das tabelas de modo mais detalhado, a referência principal encontra-se no link do Repositório de Tabelas (é necessário que o usuário do sistema faça um cadastro).

As tabelas da Atenção à Saúde, que incluem os procedimentos  ambulatoriais e hospitalares (SIA e SIH), estão no site da SAS.

As tabelas utilizadas pelo Sistema Cartão Nacional de Saúde iniciou o processo de padronização. Para acessar o site, entrar em “Padrões utilizados” e “tabelas novas” e “tabelas utilizadas”, através do site do Cartão Nacional de Saúde.